Garantia de direitos humanos tem sido prioridade no Governo
Desde o momento da posse da nova gestão, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho tem se apresentado atuante no que diz respeito a promoção de políticas de assistência, evidenciando que a garantia dos serviços de âmbito assistencial só pode ser através de iniciativa e ações públicas, que vão além dos programas oferecidos pelo Cadastro Único.
No dia 5 de março, aconteceu a inauguração no Centro Especializado de Atendimento a Mulher, o CEAM, que oferecem serviços de suporte psicológico, assistencial e jurídico. O equipamento é um centro importante de enfrentamento a violação dos direitos e recuperação da autonomia das mulheres, que seu êxito pode ser referência para toda a baixada fluminense.
Após o evento, ainda ocorreu mais duas inaugurações de núcleos de atendimento às minorias. O Centro de Cidadania LGBT Baixada II e o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Intolerância Religiosa (Navir). Estes foram inaugurados no dia 16 de abril, com a proposta de mapear os dois grupos para reforçar a garantia de direitos, combatendo violências no campo físico, moral, psíquico, social e cultural.
Apesar das propostas dos projetos serem inéditas nesses quase 30 anos de emancipação, é possível fazer uma avaliação do quanto a população do município tem necessitado dos atendimentos especializados, que além da inclusão e do serviço de acolhimento, podem mensurar os números de casos das violências e situações de vulnerabilidade que acometem tais grupos.
Local: Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Av. São João Evangelista, s/n — Centro de Engenheiro Pedreira — Japeri)
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone: (21) 3691–0068
Local: Rua 6 de Fevereiro, s/nº,Japeri (em frente à estação ferroviária)
Funcionamento de segunda-feira, das 9h às 17h